Mais atividades ilegais

Ha! a PDG nunca vai deixar de prejudicar o consumidor. Fizeram até com que eu retomasse o blog com esse post aqui.

Bom, basicamente depois de 2 anos após quitar o apartamento, recebo uma ligação de uma empresa de cobrança. Motivo: 3 parcelas pendentes do contrato de personalização.

Procurei os boletos e comprovantes de pagamento e, realmente, eu não havia pago. Me lembro que quando quitei o apartamento eu lembro de ver essas parcelas em aberto mas deixei quieto, estava confiando na grande confusão da Klabin / Agre / PDG. Quem sabe não cobrariam.

PDG Cobrança Indevida

Eles costumavam mandar 2 boletos de cobrança mensais para cada contrato de personalização, em valores diferentes em nome de empresas diferentes. É praticamente impossível saber qual o boleto referente a qual contrato. E, claro, nos meses que não recebi o boleto, esqueci de pagar.

No entanto, agora vieram cobrar, nada mais justo. Mas quem me ligou foi uma empresa de cobrança, contratada pela PDG, desse tipo de empresinha de fundo de quintal com pessoas incapacitadas e venais, que ficam mais felizes se colocarem seu nome no SERASA do que de você efetivamente pagar as contas. Eu estava sendo cordial, me dispus a pagar os valores, com multa e juros, à vista, o quanto antes. Foi aí que me passaram o valor total. Eu pedi a memória de cálculo, que não me passaram, se bastaram a mencionar que “inclui o valor da parcela, com multa, juros e a taxa de cobrança”.

Numa breve conta mental estimei que a tal taxa de cobrança está variando em torno de 20% a 40% do valor da dívida.

Acontece que cobrar pelo serviço da empresa de cobrança (que quem contratou foi a PDG) é ilegal! Se a PDG passou a dívida que eu tinha com ela para uma empresa de cobrança, a responsabilidade de pagar pelos serviços dessa empresa é dela! Está na Lei do Consumidor!

Até porque, como disse, se dependesse de mim, eu pagaria mesmo sem empresa de cobrança. Bastava me enviarem o boleto com os valores corrigidos.

Bom, falei com a empresa de cobrança e eles “não estão autorizados a remover a taxa de cobrança”, que eu teria que falar com a PDG. Falei com a PDG e eles insistem que isso está em contrato (tenho o contrato em mãos e não tem nada disso, além de ser contra a Lei) e que eu preciso ligar pra empresa de cobrança e pedir para emitirem o boleto no valor completo mesmo.

Bom, como já sei que não devo me desgastar com esses ladrões, amanhã vou ao Procon apresentar o caso. É uma tentativa de resolver da forma certa.

A outra é eu esquecer a dívida e esperar que coloquem meu nome no SERASA e daí entrar contra eles no pequenas causas pedindo danos morais (ainda mais agora que tenho minhas conversas por email como prova mostrando que quero pagar sim o que está acordado em contrato).

 

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